:: 1 - 28-11-2022 - Sessão Ordinária da Assembleia Municipal


 

 

Dia 28 de novembro a Assembleia Municipal reúne em Sessão Ordinária.

- clique aqui para ver a Ordem do Dia -



:: 1 - Prémios ANAM 2022


 

Assembleia Municipal de Lagos galardoada pela Associação Nacional de Assembleias Municipais.

        

A ANAM - Associação Nacional de Assembleias Municipais desde 2019 que atribui, anualmente, os Prémios ANAM.

 

Em 2022 a Assembleia Municipal de Lagos, pela primeira vez, apresentou candidatura à Categoria  “Boas Práticas das Assembleias Municipais”, destes Galardões (a qual pode consultar no seguinte link - https://assembleias.anam.pt/wp-content/uploads/2022/10/Premios-ANAM-2022-Lagos_compressed.pdf).

 

No passado dia 12 de outubro decorreu, nas instalações da Assembleia Municipal de Lisboa, a Cerimónia da entrega dos Prémios ANAM 2022 - https://assembleias.anam.pt/eventosams/premios-anam-2022/

 

A Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Maria Joaquina Matos, esteve presente na Cerimónia e foi com enorme honra e regozijo que recebeu a Menção Honrosa atribuída à Assembleia Municipal de Lagos pela ANAM.

Na base da atribuição desta distinção estão todos os envolvidos no Projeto “Assembleia de Juventude” (Assembleia Municipal de Lagos, Comunidade Escolar de Lacobrigense e Câmara Municipal de Lagos) que teve o seu início no ano de 2001.

 

A Assembleia Municipal de Lagos considera a atribuição deste galardão como mais uma prova de reconhecimento relativamente ao trabalho desenvolvido pelo Órgão Deliberativo do Município de Lagos, ao longo das quase cinco décadas, que leva de funcionamento em prol dos superiores interesses de Lagos, em particular, e do Algarve, em geral.

 

A Assembleia Municipal de Lagos congratula todos os envolvidos no Projeto “Assembleia da Juventude” bem como todos os galardoados nesta edição de 2022 dos Prémios ANAM e considera que esta iniciativa, da Associação Nacional de Assembleias Municipais, é mais um incentivo para que todos os Órgãos Deliberativos do País continuem o seu trabalho na dignificação do Poder Local.

        



:: Debate sobre o estado do Município


Pode rever a reunião Plenária, referente à Sessão Extraordinária de outubro de 2022 da Assembleia Municipal, realizada no dia 17 de outubro, onde foi debatido o estado do Município, no seguinte link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=mAvAC3cMANY

 



:: Deliberações - Sessão Odinária de setembro2022


                              

 

Conheça as Deliberações tomadas pela Assembleia Municipal, na sua Sessão Ordinária de setembro2022, aqui - Informação 7-AM-2022

 

As deliberações, pormenorizadas, podem ser consultadas aqui:

- Minuta Deliberações 26-09-2022

- Minuta Deliberações 3-10-2022

 

 

Pode ainda rever as Reuniões Plenárias, referente à mencionada Sessão aqui:

- Reunião - 26/09/2022

- Reunião - 3/10/2022



:: PELA CLASSIFICAÇÃO DA OBRA DE ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA


 

 

A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de setembro/2022, realizada no dia 26 de setembro aprovou, por unanimidade, uma Moção pela Classificação da Obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional.

        

“Em 2022 comemoram-se os 80 anos sobre o nascimento de Adriano Correia de Oliveira e foram várias as iniciativas levadas a cabo neste âmbito (a título de exemplo, vide a série de seis episódios no blogue abrilabril.pt).

No final de 2021, o Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira lançou uma petição a ser dirigida ao Ministério da Cultura no sentido da classificação da obra do autor como Obra de Interesse Nacional, como explicado no texto da petição, que se transcreve:

 

“Exmo. Ministro da Cultura:

A obra de Adriano Correia de Oliveira é uma obra vasta, sendo uma das mais bonitas, ricas e representativas da música popular feita no século XX no nosso país. Ela tem as palavras que descrevem vivências, lutas e aspirações de um povo que vivia sob as nuvens negras do fascismo e os sons da esperança, da alegria e da resistência, do mesmo povo que por sonhar, resistir e lutar, começou a construir uma democracia que teve nos cantores de Abril a sua voz.

Adriano cantou Abril como poucos e deixou um legado como ninguém. É uma obra que se estende no território nacional e com dimensão internacional, que não tem a projeção devida e que lhe devia ser dada, principalmente pelo país que o viu nascer.

A classificação da obra do Adriano seria um passo essencial para a valorização, consolidação e difusão do seu legado, levando a obra ao patamar que ela merece, sendo também um passo essencial para o seu conhecimento por parte das novas gerações.

Tomando isto em consideração, os cidadãos abaixo assinados em conformidade com o artigo 25 da Lei número 107/2001, de 8 de setembro, pedem a V. Ex.ª, a classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional.”

 

Face ao exposto, a Assembleia Municipal de Lagos reunida a 26 de setembro de 2022 delibera:

 

1 - Expressar o seu apoio à classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional, apelando à sua assinatura e divulgação;

 

2 - Instar ao Governo e à Assembleia da República no mesmo sentido;

 

3 - Dar conhecimento desta deliberação aos órgãos referidos no ponto anterior, à comunicação social e à população, nomeadamente através da página eletrónica da AML e das redes sociais,  divulgando o link da petição

( Classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como obra de interesse nacional: Petição Pública (peticaopublica.com ),

bem como da disponibilização da petição.”



:: Facebook


A Assembleia Municipal de Lagos no



:: Lagos


LAGOS

1.º MUNICÍPIO DA UNIÃO EUROPEIA LIVRE DE CULTIVO DE MILHO GENETICAMENTE MODIFICADO.

Despacho n.º 25 306/2007, DR de 5/11

Clique aqui para ler o comunicado do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas



:: IV Jornadas de Lagos - 1.º Evento


IV JORNADAS DE LAGOS

Pensar Lagos na encruzilhada do futuro

 

No passado dia 17 de setembro de 2022 realizou-se, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, o Seminário com o tema “O estado da Saúde em Lagos”, 1.º evento das IV Jornadas de Lagos, com o lema “Pensar Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos.

 

Este Seminário teve um painel de oradores composto pelas seguintes personalidades:

 

- Ana Varges Gomes

   Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar

   Universitário do Algarve

 

- Leonor Bota

   Diretora do Conselho de Administração do Agrupamento de Centros de

   Saúde do Barlavento

 

- Maria Alice Serrano e Silva

   Assessora da Administração do Grupo HPA Saúde para a área Clínica

 

- Paulo Morgado

   Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde

   do Algarve

 

- Sérgio Branco

   Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul da

   Ordem dos Enfermeiros

 

 

A moderar este painel, esteve a Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.

 

O vídeo do Seminário está disponível no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=a5hNdSTTgo0

 

As IV Jornadas de Lagos constam de eventos temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

 

O 2.º Evento das IV Jornadas de Lagos, está previsto realizar-se em dezembro de 2022, e terá como tema “Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”.

 

A Sessão será aberta ao público e de entrada livre.

 

IV JORNADAS DE LAGOS - Pensar Lagos na encruzilhada do futuro



:: III JORNADAS DE LAGOS - Terceiro Evento


3.º Evento das III Jornadas de Lagos

No passado dia 19 de outubro de 2019 realizou-se, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, o Seminário com o tema "O Futuro está nas Energias Renováveis", 3.º evento das III Jornadas de Lagos, com o lema "Pensar Lagos na encruzilhada do futuro", promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos.

 

 

Este Seminário teve um painel de oradores composto pelas seguintes personalidades:

Cláudio Casimiro *

Diretor Geral da AREAL

- Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve -

 

Manuel Collares Pereira *

Presidente do IPES

- Instituto Português de Energia Solar -

 

Paulo do Carmo *

Presidente da QUERCUS

 

Paulo Jorge Reis *

Vereador da Câmara Municipal de Lagos

 

Teresa Ponce de Leão *

Presidente da APVE

- Associação Portuguesa do Veículo Elétrico -

A moderar este painel, esteve o 2.º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Lagos, José Jácome.

 

As III Jornadas de Lagos constam de eventos temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

O 4.º Evento das III Jornadas de Lagos, está previsto realizar-se em março de 2020, e terá como tema "o estado da Saúde em Lagos".

A Sessão será aberta ao público e de entrada livre.

III JORNADAS DE LAGOS - Pensar Lagos na encruzilhada do futuro

 

* Clique no nome do orador para visualizar a apresentação que acompanhou a intervenção do mesmo



:: CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL DE LAGOS


Petição

Pelo direito à saúde nas Terras do Infante

Construção do novo Hospital de Lagos

 

Audição referente à Petição Pública à Assembleia da República

 

A Petição Pública "Pelo direito à saúde nas Terras do Infante - Construção do novo Hospital de Lagos", que reuniu 4 580 assinaturas, entregue na Assembleia da República, no passado dia 28 de março de 2019, pela Assembleia Municipal de Lagos, percorreu os todos os trâmites, tendo sido designado como Relator da mesma o Deputado Cristóvão Norte.

 

Uma Comitiva da Assembleia Municipal de Lagos deslocou-se à Assembleia da República para participar na Audição promovida pelo Sr. Relator da Petição n.º 615/XIII/4, no dia 16 de julho de 2019.

 

Para além do Deputado Cristóvão Norte (PSD), participou ainda na audição o Deputado Paulo Sá (PCP).

 

A Comitiva da Assembleia Municipal de Lagos teve a seguinte constituição:

- José Jácome (2.º Secretário da Mesa)

- Rui Araújo (Coordenador do Grupo Municipal do PSD)

- José Manuel Freire (Coordenador do Grupo Municipal da CDU)

- Margarida Maurício (Coordenadora do Grupo Municipal PAN)

- Manuela Duarte (Grupo Municipal do PS)

e

- Fernando Ildefonso (Grupo Municipal LCF)

 

O Relatório da Audição foi apreciado em Reunião da Comissão de Saúde, da Assembleia da República, realizada no dia 17 de julho de 2019, subindo a Petição a Plenário, no início da próxima legislatura.

 

Clique para ouvir a abertura da Audição

 

Clique para ouvir as intervenções iniciais dos Deputados Municipais na Audição

 

Clique para ouvir as intervenções dos Deputados da Assembleia da República, presentes na Audição

 

 

Clique para ouvir as intervenções finais dos Deputados Municipais na Audição



:: III JORNADAS DE LAGOS - Segundo Evento


2.º Evento das III Jornadas de Lagos

No passado dia 30 de março de 2019 realizou-se, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, o Seminário com o tema "Lagos e o Mundo Rural", 2.º evento das III Jornadas de Lagos, com o lema "Pensar Lagos na encruzilhada do futuro", promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos.

 

Este Seminário foi constituído por dois painéis de oradores, tendo o primeiro sido composto por:

- Andreia Fortunato e Joel Guerreiro, em representação da ASCAL * 

- Hélder Nunes, Presidente da ARBA * 

- Jaime Ferreira, Presidente da AGROBIO * 

e

- Carlos Gracias, Presidente da CVA * 

 

A moderar o 1.º Painel, esteve o Deputado Municipal, Fernando Bernardo.

 

A coordenação do 2.º Painel, esteve a cargo da 1.ª Secretária da Mesa da Assembleia Municipal, Sónia Melo, e teve os seguintes oradores:

- José Brito, representando a CCDR Algarve * 

- Pedro Valadas Monteiro, Diretor Regional da DRAP Algarve

- Carlos Guerrero, representante da UALG * 

e

- Pedro Ribeiro, Presidente do IFAP * 

    

As III Jornadas de Lagos constam de eventos temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

 

  

 

III JORNADAS DE LAGOS - Pensar Lagos na encruzilhada do futuro

 

* Clique no nome do orador para visualizar a apresentação que acompanhou a intervenção do mesmo



:: III JORNADAS DE LAGOS - Primeiro Evento (2.ª Sessão)


2.ª Sessão do 1.º Evento das III Jornadas de Lagos

No passado dia 17 de novembro de 2018 realizou-se, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, a 2.ª Sessão, e última, do Seminário com o tema "Habitação, Arrendamento e Alojamento Local - que solução?", 1.º evento das III Jornadas de Lagos, com o lema "Pensar Lagos na encruzilhada do futuro", promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos.

  

José Carlos Barros - Deputado do Grupo Parlamentar do PSD, Jamila Madeira - Deputado do Grupo Parlamentar do PS, João Vasconcelos - Deputado do Grupo Parlamentar do BE e Paula Santos - Deputado do Grupo Parlamentar do PCP, foram os oradores desta Sessão, que teve como Moderador Paulo Morgado - Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.

  

 

As III Jornadas de Lagos constam de eventos temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

O 2.º Evento das III Jornadas de Lagos, está previsto realizar-se em março de 2019, e terá como tema "Lagos e o Mundo rural".

A Sessão será aberta ao público e de entrada livre.

III JORNADAS DE LAGOS - Pensar Lagos na encruzilhada do futuro



:: III JORNADAS DE LAGOS - Primeiro Evento (1.ª Sessão)


1.ª Sessão do 1.º evento das III Jornadas de Lagos

 

            

 

No dia 20 de outubro de 2018, realizou-se, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, a 1.ª Sessão do Seminário com o tema "Habitação, Arrendamento e Alojamento Local - que solução?", integrado nas III Jornadas de Lagos, com o lema "Pensar Lagos na encruzilhada do futuro", promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos.

 

Martins Silva Técnico Superior da Câmara Municipal de Lagos *

Fátima Catarina Vice-Presidente da RTA *

Reinaldo Teixeira Vice-Presidente da APEMIP *

Sandra Oliveira Coordenadora do Secretariado de Lagos da ACRAL *

Cláudia Gonçalves Técnica Superior da Câmara Municipal de Lagos *

e

Maria Joaquina Matos Presidente da Câmara Municipal de Lagos,

 

foram os oradores desta Sessão, que teve como Moderador Paulo Morgado Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.

 

 

 

As III Jornadas de Lagos constam de eventos temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

 

 

III JORNADAS DE LAGOS Pensar Lagos na encruzilhada do futuro

 

* Clique no nome do orador para visualizar a apresentação feita pelo mesmo





[ Inicio da Página ]