::


LAGOS

1º MUNICÍPIO DA UNIÃO EUROPEIA LIVRE DE CULTIVO DE MILHO GENETICAMENTE MODIFICADO

Despacho nº 25 306/2007, DR de 5/11

Clique aqui para ler o comunicado do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas



:: Contra o encerramento do Balcão da Ameijeria da CGD


 

A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de abril/2017, realizada no dia 26 de abril, aprovou duas Moções exigindo a manutenção do Balcão da Caixa Geral de Depósitos sito na Ameijeira.

Moção 1

"A decisão da Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), de encerrar a dependência da Ameijeira, em Lagos, deve merecer o repúdio dos seus clientes e de todos os que querem a CGD ao serviço do povo e do País. 

A intensa operação movida durante o Governo do PSD e CDS contra a CGD, continua a produzir os seus efeitos, com o objetivo de a enfraquecer e descredibilizar a Caixa visando a sua privatização.

Para a CDU, a CGD, empresa estratégica de Portugal, tem de continuar sob o controlo público, e a ter uma Administração que reforce a sua presença em todo o território nacional ao serviço do Povo e do País!

Para a CDU, a necessária e urgente recapitalização da Caixa Geral de Depósitos não pode servir de pretexto para aplicar "reestruturações" que promovam:

- O encerramento de Balcões,

- O despedimento de trabalhadores,

- O enfraquecimento do seu papel de banco público,

para dessa forma defender os interesses da banca privada.

Num momento em que o País assiste a uma intensa operação que o PSD e o CDS, em conjunto com o grande capital, têm vindo a desenvolver contra a CGD, a ameaça dos encerramentos de Balcões, não pode ser desligada das erradas decisões adotadas pelo Governo do PS em torno da CGD e que contrariam uma Caixa ao serviço do Povo e da economia nacional.

Sabendo que:

- A CGD da Ameijeira tem um elevado número de clientes e de movimentos diários, sendo a única agência bancária naquela zona da Cidade;

- Tendo em conta os constrangimentos de trânsito e estacionamento, bem como a afluência de clientes no balcão da baixa da cidade, o encerramento do Balcão da CGD na Ameijeira é uma medida que prejudica os lacobrigenses, sobretudo aqueles que têm dificuldade em se locomover;

- A CGD é uma instituição bancária com uma grande importância para a população, sobretudo para a mais idosa, sabendo-se que o número de clientes na época alta aumenta exponencialmente.

Assim sendo como se justifica uma medida tão absurda?

Face ao exposto a Assembleia Municipal de Lagos reunida a 26 de abril de 2017 delibera:

1 - Manifestar ao Governo e à Administração da Caixa Geral de Depósitos o seu total repúdio pelo encerramento da dependência da CGD da Ameijeira em Lagos.

2 - Manifestar o seu total empenhamento na luta contra o encerramento das Agências bancárias da CGD, e contra a extinção de postos de trabalho que estas medidas implicam.

3 - Apelar às populações que manifestem o seu repúdio por mais este atentado à Banca Pública em tudo contrário aos interesses do Povo e do País."

 

Moção 2

"Aé 2020, a CGD terá menos 180 balcões, de acordo com plano de redução recentemente publicado, num processo cujos resultados já se começam a sentir. Numa primeira fase está previsto o encerramento de 61 balcões, entre os quais o balcão Ameijeira - Lagos.

Os deputados do PSD, após ouvirem as preocupações da população, concluíram que este balcão é considerado um balcão de proximidade, sobretudo para os mais idosos e para os que têm mobilidade reduzida, além de que a alternativa existente encontra-se no Centro Histórico cujo acesso é dificultado pela inexistência de estacionamento gratuito na proximidade.

Além do mais, por esclarecer ainda está o destino dos funcionários nas localidades onde se projetam os encerramentos.

Assim, a Assembleia Municipal propõe:

- Exigir ao XXI Governo Constitucional o não encerramento do balcão Ameijeira (Lagos)."



:: Facebook


A Assembleia Municipal de Lagos no



:: Reunião da Assembleia Municipal


2.ª Reunião da Sessão Ordinária de abril/2017 da A M Lagos - 2/05/2017 - terça-feira

 

- clique aqui para ver os assuntos a tratar -

 



:: Sessão Extraordinária de março/2017 - Deliberações


 

Deliberação n.º

29/AM/2017

OD

Requerimento

1/AM/2017

Assunto: Apreciar e votar Requerimento.

Reprovado, por maioria.

Deliberação n.º

30/AM/2017

OD

Recomendação

3/AM/2017

Assunto: Apreciar e votar Recomendação.

 

Reprovada, por maioria

Deliberação n.º

31/AM/2017

OD

Proposta

1/AM/2017

Assunto: Apreciar e votar a Proposta.

 

Aprovada, por maioria.

Para mais pormenores, clique na deliberação ou consulte a Informação

n.º 2/2017, na janela “Deliberações”



:: 40.º Aniversário das Eleições para as Autarquias Locais no Concelho de Lagos


 

Lagos comemorou os 40 Anos do Poder Local

 

No âmbito das Comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático, o Município de Lagos promoveu uma Cerimónia Pública de Homenagem a todos os Autarcas que assumiram funções nos diversos Órgãos Autárquicos do Concelho.

 

No dia 12 de dezembro de 1976 o povo Português, pela primeira vez, pós 25 de Abril de 1974, foi a votos para eleger os seus representantes nas Autarquias Locais. Em Lagos, assim como por todo o País, houve uma participação significativa no ato eleitoral. Para assinalar a data, as Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Lagos estão a organizar um conjunto de iniciativas que se irão desenrolar até ao 25 de abril de 2017. A primeira disse respeito a uma Sessão Solene que decorreu no dia 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, repleto de pessoas que contribuíram para a afirmação do Poder Local em Lagos.

Esta foi uma noite de memórias em que vários foram os Autarcas e ex-Autarcas que aqui deixaram os seus testemunhos.

A Presidente de Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos  , começou por partilhar com os presentes que "Há momentos que nos ficam na memória… porque são únicos, intensos e irrepetíveis…. O dia 12 de dezembro de 1976 foi um desses momentos, na minha vida. Fui votar acompanhada pela minha mãe que caminhava feliz por poder escolher pela primeira vez na sua vida, os governantes da sua Cidade e confiante no futuro que tudo indicava iria ser melhor para as gerações futuras, ali representadas pelo neto de alguns meses, cujo carrinho ela, orgulhosamente, empurrava". Para a autarca "o Poder Local democrático trouxe a afirmação de políticas de coesão social e territorial tão ausentes até então na sociedade portuguesa e um desenvolvimento sem precedentes na garantia dos direitos dos cidadãos na igualdade de tratamento, de solidariedade e de liberdade. E construímos um Portugal europeu, moderno, livre e democrático". Mas ainda assim, Maria Joaquina Matos acredita que "hoje, volvidos 40 anos da instituição do Poder Local democrático e não obstante as melhorias que vivemos, ainda muito há muito caminho para percorrer e novos desafios para ganhar". A terminar, a Presidente deixou uma mensagem de esperança, frisando que "esta é uma noite de comemoração… de reconhecimento e ainda de memória, mas sobretudo uma noite de esperança num País mais forte e melhor pela consciencialização cívica, social e política na construção de uma sociedade moderna por cada um dos seus cidadãos".

 

Por seu turno, Paulo Morgado  , Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, defendeu que "celebrar um aniversário é uma prova de vida, mas neste caso é muito mais, representa a vitalidade e a resiliência de um sistema de Governo de proximidade, que os cidadãos valorizam e acarinham". Frisou igualmente que "apesar de vários ataques de alguns setores ideológicos (…), que pretendiam e pretendem extinguir Câmaras, Juntas de Freguesia, a realidade demonstra a boa gestão da imensa maioria dos Autarcas portugueses". A este propósito, o autarca aproveitou a ocasião para dar a conhecer alguns números que sustentam esta afirmação. Falando dos novos desafios, o representante daquele Órgão Autárquico, afirmou que "necessitamos de reforçar ainda mais o envolvimento dos Lacobrigenses, das suas múltiplas associações, das empresas e empreendedores, para um trabalho em rede e colaborativo, em conjunto com os Órgãos e Serviços das Autarquias, de modo recriar um Concelho vibrante e atrativo". Isto porque, para Paulo Morgado, "celebrar um aniversário é uma prova de vida, com os olhos postos nos sonhos de uma vida melhor… Os novos desafios do futuro, constroem-se com todos, para todos! Esse foi um dos principais legados dos primeiros autarcas…"

  

Foram distribuídos, pelos eleitos de há 40 anos, ou aos seus representantes, diplomas e uma lembrança.

Câmara Municipal

José Alberto Baptista (Foto 1)

Francelina Taquelim Gonçalves Bomba (Foto 2)

Silvino José Borralho (Foto 3)

João Oliveira da Costa Reis - Representado pela Sra. Clementina Reis (Foto 4)

José Manuel da Glória Freire de Oliveira (Foto 5)

João Francisco Taquelim Lima Cascada (Foto 6)

  

Foto 1                         Foto 2                     Foto 3

  

Foto 4                         Foto 5                      Foto 6

Assembleia Municipal

João Vasco Gracias - Representado pela Sra. Amélia Gracias (Foto 7)

Belizário dos Reis Correia (Foto 8)

José Albino Botelho - Representado pela Sra. Susana Botelho (Foto 9)

António Bento dos Santos (Foto 10)

António Júlio Correia - Representado pelo Sr. Francisco Pales Correia (Foto 11)

Júlia da Conceição Glória - Representado pelo Sr. Emanuel Glória (Foto 12)

José Valentim Rosado (Foto 13)

Álvaro Pinto Embaixador - Representado pela Sra. Amélia Gracias (Foto 7)

   

Foto 7                   Foto 8                  Foto 9                Foto 10

  

Foto 11                          Foto 12                         Foto 13

Presidentes de Juntas de Freguesia

Florentino Miguel Marques (Presidente Junta de Freguesia de Barão S. João) (Foto 14)

Manuel Lourenço Pacheco (Presidente Junta de Freguesia de Bensafrim) - Representado pelo Sr. João Pacheco (Foto 15)

Hermano Marreiros Seromenho (Presidente Junta de Freguesia da Luz) - Representado pelo Sr. Nuno Marreiros (Foto 16)

Joaquim Gaspar dos Reis (Presidente Junta de Freguesia de S. Sebastião) (Foto 17)

   

Foto 14                 Foto 15                 Foto 16                 Foto 17

Assembleia de Freguesia de Barão de S. João

José de Jesus Marques - Representado pelo Sr. João Marques (Foto 18)

Rosa da Encarnação Correia de Jesus (Foto 19)

Rosa Maria Marreiros Rosado (Foto 20)

Maria de Lurdes Rosado Rodrigues Marques (Foto 21)

Francisco da Glória Silva - Representado pelo Sr. Henrique Silva (Foto 22)

  

Foto 18                         Foto 19                         Foto 20

 

Foto 21                                            Foto 22

Assembleia de Freguesia de Bensafrim

José Alves Gonçalves - Representado pelo Sr. António Santos (Foto 23)

Francisco Lopes Rio - Representado pelo Sr. Duarte Rio (Foto 24)

José Duarte (Foto 25)

João Jesus Fonseca - Representado pela Sra. Eliete Correia (Foto 26)

   

Foto 23                  Foto 24                Foto 25                  Foto 26

Assembleia de Freguesia da Luz

Manuel Gameiro da Silva (Foto 27)

José Joaquim Seromenho (Foto 28)

Francisco Luís Marreiros (Foto 29)

  

Foto 27                            Foto 28                         Foto 29

Assembleia de Freguesia de Odiáxere

José Inácio Borralho - Representado pela Sra. Maria José Bandarra (Foto 30)

José Cândido da Cruz Rosado - Representado pela Sra. Maria José Bandarra (Foto 30)

José dos Reis Coelho - Representado pelo Sr. Diogo Coelho Santos (Foto 31)

João Pacheco Marques - Representado por João Marques (Foto 32)

João Inácio do Carmo - Representado pela Sra. Maria da Glória Santos (Foto 33)

Augusto Duarte Pacheco (Foto 34)

Pedro Jorge dos Santos Gonçalves (Foto 35)

  

Foto 30                          Foto 31                         Foto 32

  

Foto 33                          Foto 34                         Foto 35

Assembleia de Freguesia de Santa Maria

José da Encarnação Luz - Representado pela Sra. Lídia Luz (Foto 36)

Julieta Maria José Pinéu Botelho - Representada pela Sra. Susana Botelho (Foto 9)

José Manuel Furtado Paula Franco - Representado pela Sra. Adélia Figueiredo (Foto 37)

Joaquim Madeira Sérgio - Representado pela Sra. Maria Ivone Sérgio (Foto 38)

Hélio Santos Gonçalves (Foto 39)

José António Viegas de Sousa Gonçalves (Foto 40)

José Manuel do Carmo Campos (Foto 41)

  

Foto 36                          Foto 37                         Foto 38

  

Foto 39                           Foto 40                         Foto 41

Assembleia de Freguesia de São Sebastião

José Mariano Monteiro de Jesus (Foto 42)

Maria Natália Almeida Mendes (Foto 43)

João dos Santos Filipe (Foto 44)

Joaquim Francisco dos Santos (Foto 45)

João Henrique Pereira (Foto 46)

Joaquim Correia Robalo - Representado pela Sra. Dina Robalo (Foto 47)

  

Foto 42                          Foto 43                           Foto 44

  

Foto 45                           Foto 46                           Foto 47

Na cerimónia houve lugar para os discursos de representantes da Câmara, Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia eleitos em 1976:

- José Manuel Freire  - eleito desde 1976, ininterruptamente até à presente data, para vários Órgãos Autárquicos, tendo sido em 1976 eleito Vereador da Câmara Municipal e no presente Mandato Autárquico como Membro da Assembleia Municipal de Lagos;

 

- Joaquim Gaspar dos Reis   - eleito em 1976, Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, representando os senhores Presidentes das Juntas de Freguesia, eleitos há 40 anos;

 

- José Valentim Rosado   - eleito em 1976 como Membro da Assembleia Municipal, tendo posteriormente sido Presidente da Câmara Municipal de Lagos em vários Mandatos, sendo atualmente Membro da Assembleia Municipal;

 

- José Alberto Baptista   - eleito no dia 12 de dezembro de 1976, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, tendo exercido durante vários Mandatos essa função e sendo atualmente Membro da Assembleia Municipal de Lagos.

 

A cerimónia foi ainda marcada pelo descerramento de uma Placa Comemorativa em homenagem aos eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos no dia 12 de dezembro de 1976.

    

O evento terminou com um Porto de Honra que proporcionou momentos de agradável convívio entre os presentes.

  

 

Clique na imagem para visualizar os cidadãos eleitos para os diversos Órgãos Autárquicos, nas Eleições Autárquicas realizadas no dia 12 de dezembro de 1976

 

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para visualizar documento.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 7.º Debate


No passado dia 18 de março realizou-se o 7.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema "Lagos na encruzilhada do futuro", promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: "Saúde Pública e Intervenção Social no Algarve". Foi no Salão Nobre do Edifício dos Antigos Paços do Concelho que decorreu o mesmo.

Deputados da Assembleia da República, eleitos pelo Circulo Eleitoral de Faro Cristóvão Norte (PSD), João Vasconcelos (BE), Luís Graça (PS), Paulo Sá (PCP) e Teresa Cairo (CDS-PP), foram os oradores deste Debate, que teve como Moderador Paulo Morgado Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.

Após a abertura do Debate por parte do seu Moderador, Paulo Morgado (1) , os oradores intervieram pela seguinte ordem:

- Cristóvão Norte (2)

- João Vasconcelos (3)

- Luís Graça (4)

- Paulo Sá (5)

e

- Teresa Caeiro (6)

  

             (1)                                     (2)                                    (3)

  

              (4)                                    (5)                                        (6)

Seguiu-se um período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Sérgio Carvalho (7) , o Sr. Jorge Ferreira (8) , o Sr. José Jácome (9) , o Sr. Aníbal Leal (10) , o Sr. Emídio Grilo (11) , a Sra. Maria Clara Rato (12) , o Sr. José Manuel Freire (13) , o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira (14) , a Sra. Eunice Palma (15) , o Sr. Fernando Bernardo (16)  e a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos (17) .

 

 

  

                  (7)                                     (8)                                   (9)

  

                (10)                                  (11)                                    (12)

  

                   (13)                                     (14)                                (15)

                  

                                         (16)                                      (17)

No final das intervenções por parte dos cidadãos, tomaram a palavra os oradores convidados, por ordem inversa à inicial:

- Teresa Caeiro (6)

- Paulo Sá (5)

- Luís Graça (4)

- João Vasconcelos (3)

e

- Cristóvão Norte (2)

  

                   (6)                                    (5)                                  (4)

 

                          (3)                                                        (2)

O Sr. Moderador, Paulo Morgado (1) , fez o encerramento do Debate.

As II Jornadas de Lagos foram constituídas por 7 Debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações, tendo os mesmos decorrido entre outubro de 2014 e março de 2017, numa organização da Assembleia Municipal de Lagos.

 

II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 6.º Debate


No passado dia 17 de setembro de 2016, realizou-se o 6.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema Lagos na encruzilhada do futuro, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: Cultura, Património e Museologia.

Foi no Salão Nobre do Edifício dos Antigos Paços do Concelho que decorreu o mesmo.

Cláudio Torres - Diretor do Campo Arqueológico de Mértola, João Serra - Antigo Presidente da Fundação Cidade de Guimarães e José Gameiro - Diretor Cientifico do Museu de Portimão, foram os oradores deste Debate, que teve como Moderador Nuno Joel Costa -Finalista do curso de Património Cultural e Arqueologia da Universidade do Algarve.

O primeiro orador foi Cláudio Torres(1)   , o segundo foi João Serra(2), tendo José Gameiro(3)   sido o terceiro orador.

  

                   (1)                                  (2)                                   (3)       

Seguiu-se um período aberto participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. José Jácome(4) (Cláudio Torres), o Sr. António Santos(5) (Cláudio Torres e José Gameiro), o Sr. José Veloso(6) (José Gameiro, José Veloso, João Serra e Cláudio Torres) a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos(7) (Cláudio Torres), a Sra. Margarida Tengarrinha(8) (José Gameiro, Cláudio Torres e João Serra), o Sr. Pedro Glória(9) (João Serra, Pedro Glória e José Gameiro) e o Sr. Aníbal Leal(10) (Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos).

   

               (4)                     (5)                    (6)                            (7)

 

  

                      (8)                              (9)                             (10)

No final de cada intervenção por parte dos cidadãos, tomaram a palavra os oradores convidados, tendo terminado o debate com um breve conclusão do Moderador do mesmo, Nuno Joel Costa(11).

(11)

As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.

As II Jornadas de Lagos vai ter ainda mais 1 debate temático, tendo o mesmo o seguinte tema:

Saúde Pública e Intervenção Social

O debate será aberto ao público, com entrada livre, contará com especialistas nas áreas abordadas e poderá igualmente participar no mesmo qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.

II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 5.º Debate


 

No passado dia 20 de fevereiro realizou-se o 5.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema “Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: “Educação, Formação Profissional e Emprego”. Foi no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI que decorreu o mesmo.


Francisco Manuel Marques - Delegado Regional de Educação do Algarve, e Madalena Feu - Delegada Regional do IEFP, I.P., foram os oradores deste Debate, que teve como Moderadora a Diretora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Profª Paula Couto.

      

O primeiro orador foi Francisco Manuel Marques Resultado de imagem para pdf, seguindo-se Madalena Feu(1-2) (2-2) .


Seguiu-se um primeiro período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo a Sra. Maria Clara Garcia, a Sra. Isabel Martins, o Sr. António Santos e a Sra. Aura Fraga.

          

No seguimento das primeiras intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (Madalena Feu  e Francisco Manuel Marques).


A participação do público terminou com as intervenções do Sr. José Veloso e da Sra. Lídia Miranda.

                        

Ainda no seguimento destas intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (Madalena Feu e Francisco Manuel Marques(1) (2).


As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.


As II Jornadas de Lagos vão ter ainda mais 2 debates temáticos, tendo os mesmos os seguintes temas:







6.º Debate - Cultura, Património e Museologia 


7.º Debate - Saúde Pública e Intervenção Social


Os debates são abertos ao público, com entrada livre, contam com especialistas nas áreas abordadas em cada um dos debates e podem igualmente participar nos mesmos qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do respetivo debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.


II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique Resultado de imagem para pdf para ver o ficheiro.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 4.º Debate


 

No passado dia 17 de outubro realizou-se o 4.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema “Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: “Associativismo, Desporto e Juventude”. Foi no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI que decorreu o mesmo.

Augusto Flor - Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Custódio Moreno - Ex-Delegado IPJ Algarve e José Manuel Constantino - Presidente do Comité Olímpico de Portugal, foram os oradores deste Debate, que teve como Moderador o Arq. Rui Mateus.

O primeiro orador foi Augusto Flor(1), seguindo-se Custodio Moreno (2), tendo terminado as intervenções dos oradores convidados José Manuel Constantino(3).

  

              (1)                                     (2)                                   (3)

Seguiu-se um primeiro período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Hernâni Silveira(4), o Sr. Rui Calado(5), o Sr. José Manuel Freire(6) e o Sr. Emídio Grilo(7).

   

         (4)                           (5)                        (6)                          (7)

No seguimento das primeiras intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (Augusto Flor, Custódio Moreno e José Maneul Constantino).

A participação do público terminou com as intervenções do Sr. Pedro Pinto(8), do Sr. Fernando Marreiro(9), do Sr. Victor Carapinha(10) e do Sr. José Veloso(11).

   

          (8)                          (9)                              (10)                               (11)

Ainda no seguimento destas intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (José Manuel Constantino, Custódio Moreno e Augusto Flor), tendo o Debate terminado com as conclusões do Moderador do mesmo, Rui Mateus.

As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.


As II Jornadas de Lagos vão ter ainda mais 3 debates temáticos, tendo os mesmos os seguintes temas:







5.º Debate - Educação, Formação Profissional e Emprego


6.º Debate - Cultura, Património e Museologia 


7.º Debate - Saúde Pública e Intervenção Social


Os debates são abertos ao público, com entrada livre, irão contar com especialistas nas áreas abordadas em cada um dos debates e podem igualmente participar nos mesmos qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do respetivo debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.


Mais informações/pormenores podem ser consultadas em www.am-lagos.com.


II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

 

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 3.º Debate


 

No passado dia 18 de abril realizou-se o 3.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema “Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: “Turismo, Economia e Mar”. Foi no auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI que decorreu o mesmo.

 



Elidérico Viegas - AHETA, João Vargues – Maralgarve e Luís Coelho – Ualg, foram os oradores deste Debate.


Carlos Glória, Membro da Comissão de Projeto da Assembleia Municipal, foi o Moderador dos trabalhos.

 


O primeiro orador foi Elidérico Viegas   (1), seguindo-se João Vargues   (2), tendo terminado as intervenções dos oradores convidados Luís Coelho   (3).

 

 

                        (1)                                                 (2)

 

(3)


 

Seguiu-se um primeiro período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Joaquim Rocha  (4) e o Sr. José Manuel Freire  (5).

 

 

                     (4)                                                   (5)

 

No seguimento das primeiras intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (Elidérico Viegas  (6), Luís Coelho  (7), João Vargues  (8) e Elidérico Viegas ).

 

(6)

 

(7)

 

(8)


Assistiu-se de seguida a um segundo período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Rui Calado  (9), o Sr. José Veloso  (10) e o Sr. José Santos  (11).

 

  

                                (9)                                               (10)

 

(11)


Na sequência destas intervenções os orados convidados voltaram a ter a palavra. (Elidérico Viegas , João Vargues  e Luís Coelho )


A participação do público termino com as intervenções do Sr. António Santos  (12) e do Sr. Jorge Ferreira  (13).

 

 

                              (12)                                               (13)

 

Ainda no seguimento destas intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados (Elidérico Viegas  (14), Luís Coelho  (15) e João Vargues  (16)), tendo o Debate terminado com as conclusões do Moderador do mesmo, Carlos Glória .

  

                              (14)                                               (15)

 

(16)


As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.


As II Jornadas de Lagos vão ter ainda mais 4 debates temáticos a realizarem-se ao longo do ano de 2015, tendo os mesmos os seguintes temas:


 

4.º Debate - Associativismo, desporto, juventude


5.º Debate - Educação, formação profissional, emprego


6.º Debate - Cultura, património, museologia 


7.º Debate - Saúde publica, intervenção social


Este Debate foi ainda enriquecido com três comunicações escritas, dos Senhores José Veloso (17), Rui Calado (18) e Jorge Ferreira (19).

  

              (17)                         (18)                            (19)


Os debates são abertos ao público, com entrada livre, irão contar com especialistas nas áreas abordadas em cada um dos debates e podem igualmente participar nos mesmos qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do respetivo debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.


II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

 

 

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 2.º Debate


No passado dia 7 de fevereiro realizou-se o 2.º Debate das II Jornadas de Lagos, com o lema “Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, com o tema: “Território, ordenamento e reabilitação urbana”. Foi perante um auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI repleto que decorreu o mesmo.



O Prof. Doutor Fernando Condesso, o Dr. Filipe Marchand, o Dr. Nuno Marques e o Arq. Vítor Lourenço, foram os oradores deste Debate.


O Moderador dos trabalhos, Arq. José Veloso deu início ao Debate lendo uma mensagem do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Paulo Morgado(1) e faz a respetiva abertura do Debate(2).

      

                           (1)                                            (2)


 

O primeiro orador foi o Prof. Doutor Fernando Condesso (1), seguindo-se o Dr. Filipe Marchand (2), o Dr. Nuno Marques (3), tendo terminado as intervenções dos oradores convidados o Arq. Vítor Lourenço (4).

 

                  (1)                                               (2)

 

(3)

 

(4)


Seguiu-se um primeiro período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Jorge Ferreira(1), o Sr. José Jacome(2), o Sr. José Alberto Baptista(3) e o Sr. António Santos(4).

 

                    (1)                                                (2)

 

 

                       (3)                                                (4)


No seguimento das primeiras intervenções do público tomaram a palavra os oradores convidados(Dr. Filipe Marchand, Dr. Nuno Marques, Prof. Doutor Fernando Condesso e Arq. Vítor Lourenço).


Assistiu-se de seguida a um segundo período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Hélio Pena(1), o Sr. António Alexandre(2), a Sra. Alexandra Soares(3) e o Sr. Jorge Ferreira(4).

 

                     (1)                                                (2)

 

 

                     (3)                                                (4)

No seguimento destas intervenções do público tomou ainda a palavra o orador convidado, Dr. Nuno Marques, tendo o Debate terminado com uma intervenção do Moderador do mesmo, Arq. José Veloso.


As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.


As II Jornadas de Lagos vão ter ainda mais 5 debates temáticos a realizarem-se ao longo do ano de 2015, tendo os mesmos os seguintes temas:






3.º Debate - Turismo, economia, mar


4.º Debate - Associativismo, desporto, juventude


5.º Debate - Educação, formação profissional, emprego


6.º Debate - Cultura, património, museologia 


7.º Debate - Saúde publica, intervenção social


Os debates são abertos ao público, com entrada livre, irão contar com especialistas nas áreas abordadas em cada um dos debates e podem igualmente participar nos mesmos qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do respetivo debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.


Mais informações/pormenores podem ser consultadas em www.am-lagos.com.


II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique na foto para a ampliar.



:: II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro - 1.º Debate


As II Jornadas de Lagos, com o lema “Lagos na encruzilhada do futuro”, promovidas pela Assembleia Municipal de Lagos, já se iniciaram com o 1.º Debate realizado no passado dia 25 de outubro.


Foi perante uma sala repleta que se iniciaram as II Jornadas de Lagos.



O Prof. Doutor Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, o Eng. Jaime Ferreira, da AGROBIO, a Eng.ª Maria de Deus Domingos, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e o Eng. Pedro Dornellas da Vicentina, foram os oradores deste Debate que teve como tema “Agricultura Familiar e Biológica”.


O Moderador dos trabalhos, Sr. Fernando Bernardo, 1.º Secretário da Assembleia Municipal, deu início ao Debate lendo uma mensagem do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Paulo Morgado.

 


O primeiro orador foi o Prof. Doutor Amílcar Duarte , seguindo-se o Eng. Jaime Ferreira   a Eng.ª Maria de Deus Domingos  , tendo terminado as intervenções dos oradores convidados o Eng. Pedro Dornellas  .


 


Seguiu-se um período aberto à participação do público presente, tendo neste espaço intervindo o Sr. Hélio Pena (1), a Sra. Natividade Correia (2), o Sr. José Veloso (3) e o Sr. Rogério Rosa (4).

 
                     (1)                                                 (2)

 

 
                    (3)                                                  (4)

 

Este Debate foi ainda enriquecido com duas comunicações escritas, uma do Sr. José Casinha(1) e outra do Sr. Aníbal Leal(2).

 

                   

                                  (1)                                  (2)
 

No seguimento das intervenções do público tomaram ainda a palavra os oradores convidados (Prof. Doutor Amílcar Duarte , Eng.ª Maria de Deus Domingos , Eng. Jaime Ferreira  e Eng. Pedro Dornellas ), tendo o Debate terminado com uma intervenção da Sra. Presidente da Câmara Municipal, Dra. Maria Joaquina Matos .



As II Jornadas de Lagos constam de debates temáticos sobre questões relevantes para o Município e para a população e suas organizações.


As II Jornadas de Lagos vão ter ainda mais 6 debates temáticos a realizarem-se ao longo do ano de 2015, tendo os mesmos os seguintes temas:


2.º Debate - Território, ordenamento, reabilitação urbana 


3.º Debate - Turismo, economia, mar


4.º Debate - Associativismo, desporto, juventude


5.º Debate - Educação, formação profissional, emprego


6.º Debate - Cultura, património, museologia 


7.º Debate - Saúde publica, intervenção social


Os debates são abertos ao público, com entrada livre, irão contar com especialistas nas áreas abordadas em cada um dos debates e podem igualmente participar nos mesmos qualquer cidadão ou organização, que assim o deseje, devendo para tal fazer chegar aos Serviços da Assembleia Municipal, pessoalmente ou por e-mail (geral@am-lagos.com), até uma semana antes da data da realização do respetivo debate, a sua comunicação que não deve exceder os 2 000 carateres, sendo a mesma depois divulgada no sítio da internet da Assembleia Municipal de Lagos.

 

II JORNADAS DE LAGOS - Lagos na encruzilhada do futuro

 

 

Clique  para ouvir a intervenção.

Clique  para ver a apresentação.

Clique na foto para a ampliar.





[ Inicio da Página ]